O consumidor pode escolher reembolso total, re -registro em outro voo ou buscar uma compensação através do Procon ou Tribunal Especial. Aeronaves VoePass. Ana Clara Marinho/TV Globo A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspensa, a partir desta terça -feira (11), todos os vôos da companhia aérea VoePass. A decisão foi tomada devido a problemas de segurança nas operações da empresa, de acordo com a agência. Desde o acidente com um avião VoePass em Vinhedo (SP) no ano passado, que deixou 62 mortos, a ANAC implementou uma inspeção das instalações da empresa. Segundo a agência, o VoePass não conseguiu “resolver irregularidades identificadas”. A suspensão é de precaução (provisória) e estará em vigor até que a empresa “prove a correção de não -conformidades” em comunicado, VoePass disse que “iniciou negociações internas para demonstrar sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pelo relatório regulatório” e que todos os passageiros afetados serão atendidos adequadamente (leia o final do final do relatório). O VoePass operou em 16 destinos antes de suspender os vôos o que acontece com aqueles que têm um voo programado de acordo com a ANAC, a decisão de terça -feira impede que o VoePass de opere voos, vendendo novos ingressos e determine o cancelamento de voos já agendados. A ANAC explica que a empresa responsável pela venda do bilhete deve entrar em contato com o consumidor para fornecer esclarecimentos e oferecer alternativas previstas na regulamentação da ANAC. Os passagens de voo VoePass são vendidas de três maneiras: diretamente pela própria VoePass, a Latam (que tem um acordo comercial com a VoePass) e as agências de viagens. Em todos os casos, a empresa responsável pela venda deve informar o consumidor. Por exemplo, se o ingresso foi comprado através de uma agência de viagens, é essa agência que deve fornecer suporte ao cliente. Procurada pelo G1, a LATAM disse que soube da suspensão da operação de VoEPass e que os clientes afetados podem solicitar alterações de voo sem multa ou reembolso total do bilhete. (Leia a nota no final do relatório). De acordo com a ANAC, o passageiro tem direito a … reembolso total do valor pago pelo bilhete; Recomodação em outro vôo da mesma companhia aérea, se houver. A recomodação não deve ter nenhum custo para o consumidor e também deve ter uma data e um tempo mais perto do voo cancelado, explica Gabriel de Britto Silva, um advogado especializado em direito do consumidor. “O consumidor, no entanto, pode optar por outro voo, na data e hora de sua conveniência, em outra companhia aérea, desde que a origem e o destino permaneçam os mesmos”, acrescenta o especialista. Os passageiros que optam por reiniciar outro voo, da Latam ou de outra companhia aérea, têm direito a assistência material, dependendo do tempo de espera no aeroporto: de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.); De 2 horas: comida (voucher, refeição, lanche etc.); A partir de 4 horas: hospedagem (apenas em caso de noite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver em casa, a empresa só poderá oferecer transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto. A empresa não ofereceu compensação agora? Se o consumidor achar que o dano de atraso ou cancelamento foi grave, porque ele perdeu um evento importante – como um emprego ou entrevista ao casamento – ou por outro motivo e deseja receber qualquer compensação além do reembolso, ele deve registrar a solicitação por meio da Agência de Proteção ao Consumidor, Procon. Gabriel de Britto também acrescenta que, se os direitos não forem respeitados, o consumidor poderá entrar com uma ação no Tribunal Civil Especial mais próximo de sua residência e solicitar conformidade com os direitos. “No sistema judicial, não é necessário pagar as custas judiciais e, assim que o processo for distribuído virtualmente, já existe a designação da data da conciliação, instrução e audiência de julgamento”, acrescenta o especialista. É essencial que o consumidor mantenha toda a documentação relacionada ao caso, incluindo provas de pagamento, e -mails, mensagens e registros de comunicação com a empresa, Guida Carolina Vestini, advogada do Instituto Brasileiro de Proteção ao Consumidor (IDEC). “A organização e a custódia desses documentos são essenciais para apoiar qualquer reclamação ou ação futura”, diz Carolina. Os clientes VoePass estão em Fernando de Noronha sem informações de embarque que o VoePass diz abaixo, leia a nota completa do VoePass: “A aérea de VoePass Linhas informa que foi notificada pela ANAC para suspender sua operação e iniciar as negociações internas a serem demonstradas, conforme solicitado, sua capacidade de garantir a segurança da agência reguladora. E dos brasileiros que usam a aviação regional todos os dias e têm seus serviços, para que eles se esforcem para retomar a operação o mais rápido possível. Por essa medida, pode adotar as seguintes alterações de suas reservas diretamente na seção Latam.com: Fine e Tarifa Diferença, sujeita à disponibilidade da mesma cabine e dentro da validade da passagem aérea. Para as rotas onde há voos latam, os passageiros serão acomodados nesses vôos. Leia também: O que acontece quando um passageiro morre no voo: ‘Eu tive que voar ao lado de um corpo’ Destinos brasileiros para desfrutar dos próximos 2025 férias sem Muvuca ‘Mountain of the Puppy’: formato viralizador de cães e encanta os turistas na China tardio ou cancelado voo? Veja os direitos do passageiro ver o ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em que sua mala não chegou junto com o voo? Veja o que fazer se a bagagem for perdida
Fonte g1

O Bitcoin se aproxima do final de fevereiro, cercado por incertezas. O mercado observa a liquidez que...