Radares com velocidade média serão regulamentadas pelo inmetro em 2025


Nos últimos meses, vários vídeos com informações incorretas circulavam nas redes sociais, gerando confusão sobre a aplicação de multas através de radares de velocidade média nas rodovias brasileiras. Embora muitos acreditem que esses dispositivos já estejam em operação, a realidade é bem diferente: os radares ainda estão na fase experimental e não têm o poder de financiar motoristas. Espera -se que a regulamentação completa desses sistemas ocorra apenas até 2025.

Neste artigo, explicaremos como os radares de velocidade média funcionam, o estágio atual da implementação e o que estão faltando para que sejam usados ​​oficialmente nas rodovias do país.

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Como funcionam os radares de velocidade média?

radares em cima do polo
Imagem: Aminkorea / Shutterstock.com

Ao contrário dos radares tradicionais, que capturam a velocidade de um veículo em um ponto fixo da estrada, os radares de velocidade média funcionam com mais dinamicamente. Para executar a medição, dois radares são instalados ao longo de um trecho específico da rodovia – um no início e outro no final da rota.

Quando um veículo passa pelo primeiro radar, o sistema registra o horário de entrada e a velocidade do veículo. Ao passar pelo segundo radar, o sistema calcula o tempo total necessário para viajar pelo trecho e, portanto, calcula a velocidade média do veículo entre os dois pontos.

Se a velocidade média for maior que o limite estabelecido para esse trecho da rodovia, o sistema registra a infração e, se regulamentada, aplicaria uma multa ao motorista.

No entanto, é importante observar que, Atualmente, esses radares estão na fase experimental e Sem multas. O processo regulatório e a entrada na operação oficial dos dispositivos ainda estão em andamento.

Estágio atual dos radares de velocidade média no Brasil

Embora a tecnologia de radar de velocidade média tenha avançado nos últimos anos, sua aplicação em grande escala nas rodovias brasileiras ainda está longe de ser uma realidade. De acordo com as informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), os radares só começarão a multar os motoristas depois de regular o sistema, que ainda está nos estágios iniciais.

Certificação e regulamentação da INMETRO pelo Ministério dos Transportes

Para que os radares possam começar a operar oficialmente, duas etapas principais precisam ser cumpridas:

  1. Certificação da InMetro: InMetro deve certificar a precisão e a qualidade dos radares de velocidade média. Esse processo envolve testes rígidos para garantir que os dispositivos estejam funcionando corretamente e cumpram os padrões necessários.
  2. Regulamentação pelo Ministério dos Transportes: O Ministério dos Transportes deve criar os regulamentos necessários para que os radares possam ser usados ​​legalmente nas rodovias brasileiras. A previsão da Inmetro é que esse processo será concluído até 2025, mas ainda está nos estágios iniciais, de acordo com o Instituto.

“Considerando que o tema envolve a preservação de vidas, a Inmetro pretende dar o mais alto possível, dentro dos procedimentos obrigatórios, para que o regulamento seja lançado em 2025”, disse Inmetro em entrevista à G1.

Desafios para implementação

Além da certificação e regulamentação, também existem outros obstáculos a serem superados para a implementação completa dos radares de velocidade média no Brasil. O governo estuda se será necessário mudar o Código Nacional de Trânsito ou se o uso de radares puder ser regulado através do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Se a mudança no código de tráfego nacional for necessária, um Bill é aprovado no Congresso Nacionalum processo que pode ser demorado e sujeito à resistência política. Os interlocutores procurados pelo relatório indicam que o Congresso pode ter dificuldade em aprovar mudanças significativas no código de tráfego nacional, o que pode atrasar ainda mais a implementação.

Fase Experimental: O que isso significa?

Na imagem, a pista de supervisão do radar.
Imagem: 63ru78 / shutterstock.com

Atualmente, os radares de velocidade média estão em Período experimentalOu seja, não há multas sendo aplicadas aos motoristas, embora a infraestrutura já esteja presente em algumas rodovias. Em uma dessas seções, localizadas entre Bonfim Paulista e Ribeirão PretoO radar já foi instalado, mas ainda não está em operação oficial. O Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) afirmou em uma declaração de que qualquer informação sobre multas aplicada pela velocidade média nas rodovias federais é falsa.

“Portanto, qualquer informação, em média, a velocidade nas rodovias federais desses equipamentos é falsa”, disse Senatran.

O impacto das notícias falsas na implementação

O clima de incerteza e notícias falsas sobre os radares de velocidade média geraram ainda mais confusão entre os motoristas. Recentemente, um episódio envolvendo uma atualização do Pix – que gerou uma onda de notícias falsa e levou o governo a recuar em sua implementação – serviu como um alerta de impacto que informações falsas podem ter que aprovar novos regulamentos.

Além disso, o governo federal enfrenta o desafio de comunicar claramente os detalhes e prazos para a implementação de radares, para que os motoristas não sejam induzidos a acreditar em informações erradas.

O futuro dos radares de velocidade média no Brasil

Embora ainda exista uma longa jornada até que os radares de velocidade média entrem em operação oficial, eles tendem a ser regulamentados, esses sistemas se tornarão uma ferramenta eficaz para combater a velocidade nas rodovias. Sua implementação também pode contribuir para a redução de acidentes e a preservação de vidas, um dos principais objetivos do governo investindo nessa tecnologia.

No entanto, até então, é importante que os motoristas estejam cientes das informações oficiais e evitem serem levados por rumores e desinformação circulando nas redes sociais.

Com informações de: G1

Imagem: Henk Vieselaar / Shutterstock.com



Fonte Seu Crédito Digital

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