De passaportes com chips a elevadores: a curiosa origem de 5 objetos que facilitam nossa vida




Algumas das histórias fascinantes por trás da invenção das tecnologias no mundo moderno dos elevadores com chips: a curiosa origem de 5 objetos que facilitam nossa vida. BBC, muitas vezes esquecemos que estamos sempre cercados por uma tecnologia fabulosa. Nossas casas, nossos bolsos, nossos escritórios … todos estão cheios de objetos muito criativos projetados para facilitar nossas vidas. E mesmo sem observar, a extraordinária ingenuidade humana se esconde atrás de muitos deles, ao lado da sorte e a chance que geraram sua forma em nosso mundo. A BBC News Mundo, serviço espanhol da BBC, separou cinco histórias que revelam o gênio humano. O programador dá um contra -ataque no WhatsApp e encontra scammer de corrente como liberar espaço de telefone usando o WhatsApp 1. Uma corrida épica … em seus ouvidos, você provavelmente faz bem uso do seu fone de ouvido de cancelamento de ruído ao sentar -se ao lado de um fanático por tiktok. Mas como eles realmente cancelam o ruído indesejado? Acontece que seus fones de ouvido, por mais pequenos que incluam mais de um microfone. Coleta -se a onda sonora do ruído que entra, gerando uma corrida entre a velocidade do som e a matemática. O telefone recebe a onda sonora barulhenta e a reverte, adiciona e faz com que ele atinja seu tímpano exatamente a mesma velocidade de som indesejada original. A onda sonora que você não deseja ouvir é cancelada pela própria onda sonora invertida. Portanto, você não o ouve e pode continuar apreciando o som que realmente aprecia. A criação de fones de ouvido de cancelamento de ruído está relacionada ao uso de helicópteros dos EUA na Guerra da BBC na Coréia, esse processo é fenomenal e alucinando. Requer muitos cálculos matemáticos brilhantes. Pode parecer uma inovação recente, mas sua origem remonta a 70 anos atrás, durante a Guerra da Coréia (1950-1953). Os Estados Unidos enviaram helicópteros para coletar soldados feridos ou imobilizados, que pediram ajuda para rádio. Mas as lâminas de helicóptero impediram que os sinais fossem ouvidos. De fato, nem o piloto nem os passageiros dos helicópteros conseguiram se comunicar verbalmente um com o outro, incapazes do barulho. O engenheiro Lawrence J. Fogel (1928-2007) provou essa situação e fez várias viagens de helicóptero em busca de uma solução. A teoria sobre a forma de cancelamento de ondas sonoras foi descoberta mais de 150 anos antes. Mas Fogel foi o primeiro a torná -lo prático na década de 1950. Ele criou os primeiros fones de ouvido com cancelamento de som. Com isso, Fogel transformou completamente as comunicações durante o voo. 2. Os criminosos se repetem … e passaportes com os passaportes com os chips incorporados de hoje parecem ser de alta tecnologia. Mas a origem dos passaportes biométricos é realmente encontrada na frustração de um policial do século XIX: o francês Alphonse Bertillon (1853-1914). Ele trabalhou em uma delegacia da capital francesa, Paris, na década de 1880. Foi quando ele percebeu que, como não havia uma maneira consistente de registrar os dados dos criminosos, os reincidentes se livraram da responsabilidade simplesmente transmitindo a outra pessoa. Mas Bertillon sabia que a estrutura do corpo adulto não muda com o tempo. Portanto, ele concebeu um sistema de medição corporal, combinado com uma fotografia policial. Os passaportes de chip vieram da frustração de um policial do século XIX. BBC Suas inovações até ajudaram a identificar o famoso assassino em série francês Joseph Vacher (1869-1898). O sistema de Bertillon foi posteriormente substituído por impressões digitais, até renascer na década de 1960, iniciando os sistemas de reconhecimento biométrico e face e biométricos hoje. ‘Milhares de vezes melhor que o telefone celular’: por que as câmeras cibernéticas estão saindo da gaveta diretamente para o rolo da juventude entende a controvérsia da tendência do ‘Studio Ghibli’ 3. Os mineiros … e os elevadores a cada três dias, os elevadores do mundo carregam o equivalente a toda a população mundial. Basicamente, eles são uma caixa pendurada em um abismo – e ainda ocorrem poucos acidentes. O elevador é o meio de transporte mais seguro que existe. E uma das principais razões são os cabos incrivelmente fortes que o sustentam. O segredo da força desses cabos é sua forma trançada. O atrito entre as fibras retorcidas fornece aderência devido à sua textura áspera. O elevador resolveu um problema mortal nas minas de carvão do século XIX, que aumentaram a revolução industrial. Os mineiros precisavam descer para grandes profundidades e os elevadores estavam pendurados com cordas de cânhamo ou correntes de ferro que quebraram com o uso. Mas cada opção tem suas virtudes, de acordo com o geraiser alemão Wilhelm Albert (1787-1846). Combinou as duas soluções disponíveis e começou a torcer fios de ferro como seqüências de cordas. O elevador é o meio de transporte mais seguro que existe. BBC Em 1834, Albert criou a corda de arame trançada, mais forte que o cânhamo e mais barato e mais leve que as correntes de ferro. Foi essa invenção de 190 anos atrás que tornou os elevadores mais seguros. Mas a tecnologia que ajuda a aumentar os elevadores é ainda mais velha. Ela foi empregada em uma arma de guerra perto do século XII. O contrapeso Trabuco era um dispositivo gigantesco, semelhante a uma catapulta. Foi usado para lançar grandes projéteis a grandes distâncias, permitindo que os invasores esmagassem as defesas inimigas muito rapidamente. A Trabuco empregou o mesmo mecanismo que permite que os elevadores de hoje movam o peso da cabine. 4. Soprando antes da aspiração de hoje, os aspiradores de pó estão cheios de uma série de artefatos eletrônicos de alta tecnologia. O Gen5, por exemplo, é o pequeno motor do modelo mais poderoso da marca Dyson. Ele pode girar a 135.000 revoluções por minuto, nove vezes mais rápido que o motor de um carro da Fórmula 1. Isso faz com que o ar 75% da velocidade do som, que representa uma sucção poderosa, vital para coletar as partículas indesejadas mais teimosas de seus arredores. Curiosamente, o fato de a sucção ser a solução nem sempre era óbvia. As primeiras máquinas não aspiraram, mas explodiram o ar para tentar levantar os tapetes pó e depositá -lo em uma sacola de colecionador. O engenheiro Hubert Cecil Booth (1871-1955) foi a idéia de que seria melhor sugar a sujeira através de um filtro. E em 1901 ele inventou o primeiro aspirador de pó. Mas o dispositivo era enorme e muito caro. As vagas de hoje estão cheias de uma série de artefatos eletrônicos de alta tecnologia. BBC apenas seis anos depois, portátil e mais barato, chegaram das mãos de James Spangler (1848-1915), um inventor com pouco sucesso que não conseguiu acertar com nenhuma de suas idéias. Sem receber dinheiro, Spangler teve que trabalhar em uma loja de departamentos no estado americano de Ohio. Seu trabalho estava limpando, mas, como ele sofria de asma, acabou muito mal. Ele decidiu criar um dispositivo eletrônico que suga a poeira, usando o motor de uma máquina de costura, uma vassoura, um forro de travesseiro e uma caixa com jantes. Spangler pode ter criado o primeiro aspirador portátil, mas o nome que permaneceu associado à sua invenção foi o empresário local que investiu em inovação: William Hoover (1849-1932). Spangler morreu antes de ver o sucesso de sua criação. A popularidade do aspirador de pó disparou na década de 1920, com melhorias constantes. O iPad encontrado no rio Thames que ajudou a desvendar séries de crimes 5. Cabos de cobre … para evitar acidentes sensíveis às telas de toque são cada vez mais populares e não os assombramos mais. O iPhone levou esse tipo de telas para o público em geral em 2007, mas a tecnologia é empregada em torres de controle de tráfego aéreo desde a década de 1960. A missão dos controladores de tráfego aéreo terrestre é proteger a vida humana no céu. Cada voo é identificado com um prefixo e, naquele momento, era necessário escrever esse código exclusivo para que os computadores processassem as informações de voo. Mas com as dimensões do tráfego aéreo, a precisão era indispensável. E havia muito em jogo: cada voo tinha um código com 5 a 7 caracteres – e, quando escrito sob pressão, é muito fácil cometer erros. As telas sensíveis ao toque são cada vez mais populares e não mais assombramos com elas. A BBC até que o engenheiro britânico Eric Arthur Johnson teve uma idéia engenhosa de se livrar do teclado: uma ponta dos dedos. Ele sabia que as cargas elétricas são armazenadas em nossos corpos. E quando dois campos elétricos se aproximam, eles se perturbam. Mas o que acontece se você esticar um pedaço de cabo de cobre e conectá -lo a um computador? Pois isso foi a base de sua invenção revolucionária. Se, nos centros de controle de tráfego aéreo, houvesse telas com uma série de cabos de cobre e cada um pudesse ser detectado e rotulado com os códigos de vôo separadamente, o controlador precisaria apenas tocar o indicativo em vez de escrevê -lo. Johnson criou um sistema flexível, muito mais rápido do que qualquer coisa que existia antes. Mas o mais importante é que ele era muito menos propenso a erros. Essa foi a primeira tela de toque do mundo. E permitido ajustar rapidamente os planos de voo da aeronave, evitando a ocorrência de tragédias. Veja mais: os hackers deixam o bilionário para o norte com criptomoeda como um telefone celular pode explodir mesmo sem estar carregando



Fonte g1

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