O papa morreu aos 88 anos – um dia depois de fazer uma aparição muito esperada na Praça de São Pedro, no domingo de Páscoa.
O Papa Francisco surgiu ontem para desejar uma multidão de dezenas de milhares de uma “Feliz Páscoa” em um popemóbil ao ar livre.
“Viva Il Papa! (Viva o papa), Bravo”, a multidão gritou quando Francis entrou na praça e depois para cima e para baixo na avenida principal que levava a ela.
Ele parou ocasionalmente para abençoar os bebês trazidos para ele.
“Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa”, disse Francis.
Francis não celebrou a missa de Páscoa na Piazza, delegando -a ao cardeal Angelo Comastri, o arqui -aposentado da Basílica de São Pedro.
Mas depois que a missa terminou, Francis apareceu na varanda da Loggia sobre a entrada da Basílica por mais de 20 minutos e transmitiu a bênção apostólica em latim.
A multidão de pessoas abaixo, estimada pelo Vaticano em mais de 35.000, eclodiu em aplausos quando uma banda militar chutou as rodadas do santo hino.
Ao todo, Francis estava do lado de fora em um dia ensolarado de primavera por cerca de 50 minutos com temperaturas a 21 ° C.
O vice -presidente dos EUA, JD Vance, também se reuniu brevemente com o Papa Francisco no domingo para trocar saudações da Páscoa.
Francis recebeu Vance em uma das salas de recepção do hotel do Vaticano, onde mora.
Ele ofereceu ao vice -presidente católico três grandes ovos de Páscoa de Chocolate para as três crianças pequenas de Vance, que não compareceram, além de uma gravata e rosários do Vaticano.
“Eu sei que você não está se sentindo ótimo, mas é bom vê -lo com melhor saúde”, disse Vance ao papa. “Obrigado por me ver.”
A carreata de Vance entrou na cidade do Vaticano através de um portão lateral enquanto a missa de Páscoa estava sendo celebrada na Praça de São Pedro.
O Vaticano disse que se reuniu por alguns minutos no Domus Santa Marta para trocar saudações da Páscoa.
O escritório de Vance disse que o vice -presidente expressou sua gratidão ao papa Francisco por convidá -lo a se encontrar no domingo de Páscoa e pela hospitalidade que o Vaticano se estendeu a sua família.
“Oro por você todos os dias”, disse Vance ao se despedir de Francis. “Deus o abençoe.”
Ao todo, a motocicleta de Vance estava no território do Vaticano por 17 minutos.
Papa Francisco ‘ A morte trágica caiu 1,4 bilhão de católicos em todo o mundo em luto.
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso santo padre Francis”, disse o cardeal Kevin Farrell no comunicado publicado pelo Vaticano em seu canal de telegrama.
“Esta manhã às 7:35 da manhã (0535 GMT), o bispo de Roma, Francis, voltou para a casa do pai.
“Sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e Sua Igreja.”
Francis havia chegado perto de morrer duas vezes no início deste ano, enquanto sofria de pneumonia.
Ele passou 38 dias no hospital antes de ser libertado em 23 de março.
Sua condição parecia piorar, pois os médicos tiveram que mudar o tratamento para a infecção do trato respiratório do papa devido a uma “situação clínica complexa”.
E foi confirmado que ele estava sofrendo de pneumonia dupla depois de passar por um raio-x.
O homem de 88 anos passou por transfusões de sangue e foi descrito como estando em uma condição “crítica”.
O Vaticano disse na época que “o prognóstico é reservado”.
Duas pessoas próximas ao pontífice alegaram Um relatório da Politico.
Apesar de lutar contra a pneumonia, acredita -se que o papa possa ter morrido de uma hemorragia cerebral, causada possivelmente por um derrame, de acordo com relatos de meios de notícias locais Republica e La Stampa.
A causa oficial da morte do pontífice ainda não foi confirmada, mas fontes do Vaticano dizem que ela pode ser revelada esta noite.
Tributos derramam
Tributos emocionais estão chegando ao pontífice de todo o mundo.
O presidente Donald Trump escreveu sobre a verdade social: “Descanse em paz, o papa Francisco! Que Deus o abençoe e todos que o amavam!”
O rei Charles disse que estava “profundamente triste” ao saber da morte do papa Francisco.
Sir Keir Starmer também prestou homenagem ao pontífice, dizendo: “Profundamente triste ao ouvir a morte de sua santidade, o papa Francisco.
“Seus incansáveis esforços para promover um mundo que é mais justo para todos deixará um legado duradouro.
“Em nome do povo do Reino Unido, compartilho minhas mais sinceras condolências a toda a Igreja Católica”.
O arcebispo de Westminster, o cardeal Vincent Nichols, prestou homenagem ao papa Francisco, dizendo: “Uma voz que proclamava a dignidade inata de todo ser humano, especialmente aqueles que são pobres ou marginalizados, agora está em silêncio”.
O presidente francês Emmanuel Macron disse que, ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco sempre ficou do lado dos mais vulneráveis e dos mais frágeis, e que ele fez isso com muita humildade.
“Nesse período de guerra e brutalidade, ele tinha um senso para o outro, para os mais frágeis”, disse Macron a repórteres.
O primeiro -ministro holandês, Dick Schoof, disse: “O Papa Francisco era, em todos os aspectos, um homem do povo, a comunidade católica clabal se despediu de um líder que reconheceu as questões ardentes de nossos dias e chamou a atenção para eles”.
Enquanto isso, o tirano Vladimir Putin disse: “Tive o privilégio de me comunicar com esse homem destacado em muitas ocasiões, e eu sempre reterei a memória mais agradável dele”.
Batalhas de saúde
Francis, que lidera a Igreja Católica desde 2013, tem uma história de problemas pulmonares, tendo parte de um pulmão removido devido à pleurisia quando jovem.
Ele foi hospitalizado três vezes desde que se tornou papa em 2013.
Em 2023, ele passou três dias no Hospital Gemelli, que tem uma suíte especial para o tratamento de papas, para um caso agudo de pneumonia.
O pontífice foi levado às pressas para o hospital em 29 de março de 2023, depois de sentir uma dor aguda no peito e sofrer dificuldades respiratórias.
Ele também passou nove dias no hospital, apenas alguns meses depois, para cirurgia abdominal.
Isso viu os médicos remover o tecido cicatricial e reparar uma hérnia abdominal.
O papa também teve um pedaço de seu intestino grosso removido em 2021 e passou 10 dias no hospital Gemelli.
Pope ‘Reformer’
O Papa Francisco fez história quando se tornou o primeiro líder da Igreja Católica das Américas.
O arcebispo de 76 anos de Buenos Aires, que nasceu Jorge Mario Bergoglio, recebeu seu novo nome depois que ele foi eleito para suceder o Papa Bento XVI em 13 de março de 2013.
Ele nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
O argentino havia trabalhado como segurança antes de se voltar para o sacerdócio depois de se recuperar da pneumonia em 1958.
Francis foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1969 e treinou na Espanha por um ano antes de voltar para a Argentina.
Francis assumiu o papel de Papa em 2014 e foi visto como um modernizador franco, reformista e progressista.
Ele defendeu a descriminalização da homossexualidade, alertou contra ameaças à democracia e apoiou a causa dos refugiados.
Quando ele se tornou o papa, evitou um grande apartamento papal e escolheu morar em uma modesta residência de dois quartos.
Game of Thrones
Após a morte do papa Francisco na manhã da segunda -feira de Páscoa, a atenção agora se voltou para a questão de seu sucessor.
Seu sucessor será selecionado por um conclave em um processo antigo e secreto que permaneceu inalterado por centenas de anos.
O papel do chefe da Igreja Católica é assumido por um cardeal sênior eleito, geralmente até a morte, que é anunciada por meio de sinais de fumaça antigos.
Primeiro, a morte do papa deve ser confirmada por um médico, sua morte só é oficializada pelo Camerlengo, o chefe de gabinete do papa.
Eles chamam o nome de nascimento do papa três vezes e geralmente bate na cabeça do pontífice com um martelo de prata.
Se essas chamadas e ações não são respondidas, a morte é declarada e os altos funcionários da igreja, principalmente o vigário cardeal da diocese de Roma, são informados.
O público ouvirá a morte do pontífice ao ver a fumaça negra conhecida como Fumata Nera emerge de uma chaminé na capela sistina.
O anel do papa, o anel do pescador, também é queimado após ser removido e esmagado pelo Camerlengo, que também terá trancado o apartamento, a mesa do pontífice e cortou seus fios de telefone.
A decisão do conclave sagrado será mais tarde revelada através da fumaça da chaminé.
Mas primeiro, há um período de luto durante o qual a vaga papal é anunciada pelo Vaticano, conhecida como a sede valo ou “o assento está vago”.