Carros com mais de 20 anos podem ser isentos de IPVA: saiba tudo sobre a proposta


Uma proposta de emenda à Constituição que pode beneficiar milhões de motoristas brasileiros está avançando na Câmara dos Deputados. O PEC 72/23, de autoria do senador Cleitinho (republicanos/mg), visa isentar o pagamento da IPVA nos veículos com 20 anos ou mais.

A medida, que já foi aprovada pelo Senado, agora está esperando a Câmara se tornar realidade.

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Proposta IPVA zero para veículos antigos

IPVA
Imagem: Freepik e Canva

Atualmente, a coleção de IPVA (Imposto sobre a propriedade do veículo a motor) É de responsabilidade dos estados, que faz com que as regras variem em todo o país. Em alguns lugares, a isenção se aplica a veículos com 10 anos de uso; Em outros, somente após 20 anos ou até 30 anos. O PEC propõe padronizar essa regra, estabelecendo isenção obrigatória para veículos com 20 anos ou mais em todos os estados.

A proposta, no entanto, não contempla todos os tipos de veículos. A isenção seria válida apenas para carros de passageiros, picapes e veículos mistos. Minibus, ônibus, reboques e semi-reboques, continuariam sendo tributados.

Justiça fiscal e social

Segundo o senador Cleitinho, a medida visa trazer mais equidade fiscal e aliviar o orçamento das famílias de baixa renda. “A população de baixa renda é a que depende mais de carros antigos para mobilidade. O IPVA representa um peso considerável em seu orçamento. Queremos justiça social”, disse o parlamentar.

A proposta também surge em um contexto mais amplo de revisão tributária. Nos anos anteriores, a reforma tributária expandiu o alcance da IPVA para veículos aéreos, aquáticos e terrestres, mas manteve isenções para tratores, barcos de pesca e aeronaves agrícolas. O PEC 72/23 busca corrigir o que muitos consideram um desequilíbrio: os carros de trabalhadores antigos ainda sendo tributados, enquanto os veículos de luxo e de alto valor permanecem isentos de serem usados ​​em atividades específicas.


Como está o processo de PEC 72/23?

A proposta foi recentemente aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara (CCJ), que avaliou sua admissibilidade. Agora, ele será analisado por um comitê especial que discutirá seu mérito e poderá propor ajustes. Após esta fase, ele será submetido ao plenário da Câmara em dois turnos de votação.

Se for aprovado nos dois estágios com pelo menos 308 votos favoráveis, a proposta será promulgada pelo Congresso Nacional. Atualmente, o presidente do Congresso é o senador Davi Alcolumbre (Union/AP).


Diferenças entre os estados: como está a isenção do IPVA hoje?

A legislação atual de isenção do IPVA é bastante heterogênea no Brasil. Veja como cada estado aplica a regra hoje:

Estados com isenção de 20 anos:

  • Acre
  • Alagoas
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • São Paulo

Isenção com 15 anos de fabricação:

  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Para
  • Paraíba
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rondônia
  • Sargipe
  • Tocantins

10 -Year -old isenção:

  • Amapá
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima

Outros critérios:

  • Minas Gerais: Apenas para veículos de placa preta ou com valor histórico.
  • Mato Grosso: Isenção com 18 anos de fabricação.
  • Santa Catarina: Apenas a partir de 30 anos.
  • Pernambuco: Não conceda isenção de IPVA para o tempo de fabricação.

O que muda com o PEC aprovado?

Se a proposta for aprovada e promulgada, todos os estados deverão aplicar a isenção IPVA aos veículos com 20 anos ou mais. Isso representaria uma economia significativa para muitos motoristas, especialmente aqueles que residem em estados que atualmente não oferecem isenção ou exigem um tempo de fabricação mais longo, como Santa Catarina e Mato Grosso.

Além disso, a medida pode reduzir a inadimplência relacionada ao IPVA, o que geralmente é alto entre os proprietários de veículos mais antigos, de acordo com dados dos secretariados da fazenda estatal.


Impactos esperados para estados e contribuintes

IPVA
Imagem: Freepik/ Edição: Seu crédito digital

Para motoristas:

  • Redução dos custos anuais com o veículo;
  • Maior previsibilidade tributária;
  • Incentivar a manutenção de veículos antigos, que geralmente permanecem em uso devido à falta de condições financeiras para a aquisição de uma nova.

Para os estados:

  • Possível redução na coleção IPVA de curto prazo;
  • Necessidade de revisão nos orçamentos estaduais;
  • Maior padronização das regras tributárias.

Considerações finais

A proposta de isenção da IPVA para carros com 20 anos ou mais representa uma medida de alívio tributária com grande impacto social. Ao padronizar uma regra que agora varia de acordo com o estado, o PEC 72/23 tem o potencial de corrigir distorções regionais e levar justiça tributária a milhões de brasileiros.

O avanço da proposta no Congresso sinaliza uma importante mudança na compreensão da tributação do veículo e pode estabelecer uma nova estrutura regulatória para IPVA no país. Os motoristas e governos estaduais devem monitorar de perto as próximas etapas do processo, pois os impactos serão diretos e grandes.

Se aprovado, essa mudança representará mais do que um alívio no seu bolso: será um reconhecimento da realidade vivida pela maioria dos brasileiros que ainda dependem de seus veículos antigos para trabalhar, estudar ou se locomover.

Imagem: Freepik e Canva



Fonte Seu Crédito Digital

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