Golpe do WhatsApp é a fraude bancária mais aplicada; veja como se proteger


Com o avanço da digitalização e o crescimento dos serviços bancários digitais, eles também aumentam os riscos para os usuários. Os dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (febraban) revelam que o golpe do WhatsApp foi a fraude bancária mais recorrente entre os brasileiros em 2024. A pesquisa também lista outras práticas criminais que exigem atenção extra dos consumidores.

Investimento bilionário de bancos de segurança

INSS Whatsapp Digital Frauds
Imagem: Sora Shimazaki /Pexels

De acordo com Walter Faria, vice -diretor de serviços em FebbrabanOs bancos concentraram esforços significativos para reforçar a segurança dos canais digitais. Somente no ano passado, US $ 5 bilhões foram investidos em medidas para prevenir e combater fraudes.

Leia mais: Instagram e Whatsapp serão vendidos? Entenda a situação

Entenda como funciona o golpe do WhatsApp

Clonagem e engenharia social

O golpe do WhatsApp tem como principal estratégia a clonagem da conta da vítima. Os criminosos, geralmente fornecidos com informações como o nome e o telefone da pessoa, tente gravar o WhatsApp em outro dispositivo. Para isso, eles entram em contato se passarem por empresas ou serviços de serviço e solicitam o código de verificação enviado via SMS.

Com acesso ao aplicativo, eles simulam conversas com a família e os amigos da vítima, pedindo transferências de dinheiro com urgência e convincentemente.

Como se proteger do golpe do WhatsApp

  • Ative o Verificação em duas etapas no aplicativo;
  • Nunca compartilhe códigos ou senhas por mensagem;
  • Em caso de suspeita, entre em contato com o suporte oficial do WhatsApp.

Outras fraudes bancárias mais aplicadas em 2024

Venda on -line falsa

Os golpistas criam lojas on -line e perfis falsos de redes sociais para enganar os consumidores com ofertas irresistíveis. Após o pagamento, o produto nunca é entregue.

Falso Center Telefone

Nesse esquema, o fraudador ocorre por um funcionário do banco e informa que há um problema na conta. Em seguida, solicite dados bancários, senhas ou transferências.

Como se proteger:

  • Os bancos nunca pedem senhas completas por telefone;
  • Desligue e entre em contato com o banco por outro dispositivo;
  • Nunca faça transferências a pedido de atendentes desconhecidos.

Outras formas comuns de golpe bancário

Phishing (pesca digital)

Essa técnica consiste em enviar e -mails ou mensagens com links maliciosos que levam a sites falsos semelhantes aos das instituições financeiras. O objetivo é capturar dados pessoais e bancários.

Recomendações:

  • Não clique em links suspeitos;
  • Confirme o endereço do site antes de inserir dados;
  • Mantenha seu antivírus atualizado.

Investimentos falsos

As promessas de lucros rápidos e altos são a principal atração desse tipo de fraude. Sites e perfis falsos com depoimentos forjados seduzem as vítimas para fazer contribuições significativas.

Atenção:

  • Verifique se a empresa está registrada no Banco Central ou CVM;
  • Tenha cuidado com os lucros “garantidos”;
  • Pesquise antes de investir.

Troca de cartões Blow

No momento da compra, o scammer distrai o cliente e troca seu cartão, depois de observar a senha inserida. Com isso, pode fazer compras inadequadas.

Como evitar:

  • Nunca entregue o cartão a terceiros;
  • Insira sua senha você mesmo;
  • Certifique -se de receber seu cartão de volta.

Fraude menos conhecida, mas igualmente perigosa

Tarugo falso

Os criminosos falsificam deslizamentos bancários com dados alterados, fazendo o pagamento ir para contas fraudulentas.

Retorno do empréstimo

O fraudador contrata um empréstimo em nome da vítima e depois liga dizendo que houve um erro, solicitando o retorno do valor.

Fantasma

O golpista convence a vítima a instalar um aplicativo sob o pretexto de corrigir um erro bancário.

Motoboy falso

O criminal informa por telefone que o cartão da vítima foi clonado e envia um motoboy para coletá -lo. A vítima, orientada para cortar o cartão e entregar, geralmente deixa o chip intacto. Com a senha, que já foi digitada durante a chamada, os golpistas usam o cartão normalmente.

Importante: Nenhum banco envia Motoboys para coletar cartões. Em caso de contato suspeito, vá a uma agência ou ligue para os canais oficiais.

Classificação da fraude mais comum de acordo com Febbraban

Posição Fraude
1 Clonagem do WhatsApp
Venda on -line falsa
Telefone central falso
Phishing (pesca digital)
Investimento falso
Troca de cartões
Tarugo falso
Retorno do empréstimo
Fantasma
10º Motoboy falso

O que fazer se cair em um golpe?

Sopra em pix
Imagem: Releon8211 / Shutterstock.com – Edição: Seu crédito digital
  • Notificar o banco imediatamente através dos canais oficiais;
  • Registrar um relatório policial;
  • Alterar senhas e bloquear as contas, se necessário;
  • Procure ajuda legal ou órgãos de proteção ao consumidor.

Dúvidas frequentes

Bancos você pede senhas por telefone?

Não. Nenhum pedido bancário solicita senhas completas, verificando códigos ou transferências por telefone.

Como identificar um centro de serviço falso?

Desconfie de chamadas que solicitem senhas, dados bancários ou transferências de solicitação. Os bancos nunca pedem senhas completas ou transferências de telefone. Sempre desligue e entre em contato com seu banco usando outro dispositivo e canais oficiais.

O banco pode enviar o Motoboy para coletar cartão com problemas?

Não. Nenhuma instituição financeira envia Motoboys para coletar cartões. Isso é um golpe. Se você receber esse tipo de conexão, Nunca entregue seu cartão e entre em contato imediatamente com seu banco.

Considerações finais

O golpe do WhatsApp e de outras fraudes bancárias representam ameaças reais à segurança financeira dos brasileiros. Embora os bancos estejam cada vez mais investindo em proteção, a atenção do usuário permanece crítica para evitar danos.

Sendo informado, desconfiar situações incomuns e sempre buscando os canais oficiais das instituições são atitudes essenciais para manter seus dados e dinheiro com segurança.



Fonte Seu Crédito Digital

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