Criados séculos atrás, na Alemanha, novas versões bombearam este ano e chamaram a atenção de marcas de todos os tipos. As opções podem atingir quase US $ 5.000. Quais são os calendários do advento, que estão viralizando uma tradição que nasceu com cristãos europeus por volta de 1800 atravessou o Atlântico e ganhou mais e mais adeptos no Brasil: calendários do advento. São calendários que geralmente têm 24 dias e marcam a contagem regressiva para o Natal em dezembro. A diversão é que há um presente a ser aberto por dia. A experiência de abrir cada caixa dominou as redes sociais em dezembro, com vídeos de reações – os já famosos “reagem” – às surpresas trazidas por cada calendário do advento. Os presentes são geralmente “lembranças”, como chocolates e biscoitos. Mas a moda também alcançou marcas de luxo. Alguns até têm preços que se aproximam de US $ 5.000. Este é o caso de marcas como Paco Rabanne (com um calendário de US $ 3.999), Guerlain (US $ 4.400) e Jo Malone (US $ 4.760). Como a moda pega por aí, também bombardeou no Brasil. Marcas brasileiras, como O Boticário, Nina Makeup e Trussardi, até pequenos e médios empreendedores, como Mica criados com chocolates e Nana Sweet, lançaram suas versões. Além das surpresas e do potencial de se tornarem virais, as marcas aproveitam o formato para criar lealdade do cliente em um momento afetivo – uma enorme fórmula de sucesso para os departamentos de marketing. Veja abaixo como eles funcionam e por que se tornaram febre neste Natal. Leia também por que estão brilhando a bebida favorita de férias? Como evitar as compras por impulso e os gastos exagerados de Natal e Ano Novo? Extrato bancário, classificação de gastos, análise comportamental: como fazer um bom equilíbrio de 2024 A origem do advento passado é uma palavra que se refere a um período que precede a chegada de algo. Na tradição cristã de séculos atrás, o advento estava relacionado ao período anterior ao Natal, em uma preparação de famílias para celebrar e refletir sobre o nascimento de Jesus. Histórias populares dizem que, na Alemanha de 1800, as famílias luteranas começaram a marcar os dias do advento com giz em casa, queimando velas ou outros métodos lúdicos para envolver crianças. A primeira versão impressa de um calendário do advento veio no início do século XX, quando uma livraria alemã desenvolveu vários desenhos com temas de Natal, um para marcar todos os dias. Mas quem popularizou o produto em todo o mundo era Gerhard Lang, que, alguns anos depois, começou a desenvolver projetos descartáveis para colar em outras superfícies para contar os dias para o Natal e outros itens como – como uma caixa de 24 anos para colocar chocolates e crianças. Também pela tradição cristã, a empresária Goiana Geovana Brandão criou um calendário do advento para sua empresa de biscoitos e doces, Sweet Nana. Ela é católica e diz que queria unir a melhor época do ano para o comércio, que é o Natal, com as tradições religiosas do período. Em 2023, ela elaborou um calendário de 1 a 24 de dezembro. A cada dia, há um novo doce e uma passagem bíblica, selecionada com a ajuda de padres da comunidade que faz parte. Divulgação do calendário do advento Sweet, diferentemente das marcas de luxo que viralizam nas redes, a estratégia de Geovana era precisamente apostar na tradição: ela apresentou seu produto em igrejas na região onde mora. O foco estava nas famílias religiosas, que procuraram o calendário para a experiência de se preparar para o Natal e marcar a passagem dos dias com diversão. O sucesso foi tal que, em meados de 2024, os clientes que compraram o calendário no ano anterior começaram a encomendar uma nova versão para este ano. “Este ano, trouxemos mensagens de Natal que não têm mais uma marca religiosa. Foi além do verso bíblico, mas com mensagens que também estão relacionadas à preparação do Natal, como assistir a um filme de Natal ou montar a árvore de Natal”, diz ele. Segundo Geovana, a empresa aumentou 110% da produção do produto e, no final de novembro, as unidades já estavam esgotadas em comércio eletrônico. O preço do calendário da Sweet Nana foi de US $ 129,90. Michelle Campos, de São Paulo, também decidiu trazer um calendário do advento para sua empresa, Mica criou chocolates, devido a uma tradição familiar. Seu tio, que migrou da Escócia para o Brasil, cresceu com o costume dos calendários na Europa e apresentou a idéia à família de sua esposa (tia de sangue de Michelle). O hábito ganhou força, especialmente entre os filhos da família, e o empreendedor cresceu com memória afetiva. Três anos depois de criar a MICA em 2022, Michelle lançou sua primeira edição de um calendário do Advento, desenvolvendo 24 doces e cookies exclusivos para compor o produto. Calendário de Mica criou chocolates G1 Ela diz que sua maior dificuldade era encontrar uma opção de embalagem financeiramente viável, porque queria que o calendário também visse atraente, destinado a compor toda a experiência de abrir as caixas diárias. Para isso, ele abriu uma pré-venda para ter a idéia de quantas pessoas estariam interessadas e só então as enviou para a produção. Agora, em 2024, a MICA já está na terceira versão do produto e diz que sua margem de lucro é baixa com o calendário, precisamente devido ao alto custo da embalagem. Mas a empresária não pensa em desistir da produção, porque o calendário se tornou um dos símbolos da marca e trouxe para os clientes fiéis da empresa. O calendário de mica custa US $ 395. “O mais interessante deste produto é que ele nem é o item que gera mais retorno financeiro à loja, mas foi capaz de construir um vínculo tão forte com clientes que ficam conosco na cabeça, que o ponto forte do calendário é ser um produto para aproximar a marca do cliente”, diz Michelle. 13º Salário: Como os empreendedores podem se organizar para ter dinheiro extra no final dos chás de produtos domésticos de Gerhard Lang alemão aqui, nomes bem conhecidos entraram no jogo e fizeram a tradição alcançar outras faixas etárias e países. O destaque são as empresas de cosméticos. A luxuosa Dior, Gucci e Sephora fizeram calendários nos quais, todos os dias, o consumidor encontra maquiagem, creme, perfume ou outro item de beleza. Quando os calendários se tornaram um item de desejo, mais setores começaram a adotá -lo. A Tea Shop, uma companhia de chá que nasceu na Espanha e também tem operação em outros países, foi uma das que viram o potencial dos brasileiros a desfrutar de uma seleção de 24 chás especiais para o Natal. Entre os produtos, por exemplo, há um chá inspirado no sabor dos panettones. O calendário do advento da Tea Shop Michel Bitencourt, CEO da loja de chá no Brasil, explica que a decisão de levar o calendário ao país foi tomada porque as tradições religiosas da Europa e daqui são muito semelhantes. É a primeira vez que a empresa lança o produto, e o executivo diz que a produção dos itens começou assim que o Natal do ano passado terminar. “É a primeira vez que a Tea Shop lança este produto e a aceitação é ótima (a quantia é limitada). O calendário foi muito bonito, o que o torna um belo presente, e os 24 chás que formam são sempre uma surpresa para o consumidor”, diz Bitencourt. O executivo espera que a empresa, bem como os empreendedores de chocolates da Nana e Mica Crafetd, criem títulos mais fortes com os consumidores, para que a marca se torne um dos símbolos de espera para o Natal na imaginação do cliente. O preço do calendário da loja de chá é de US $ 195,90. Calendário do Advento do Trussarden G1 A empresa de produtos de luxo Trussardi também lançou um calendário do advento em 2024 com o objetivo de fortalecer o relacionamento com os clientes brasileiros. O calendário, que também marca a contagem de 1º a 24 de dezembro, possui itens como perfumes domésticos, sabão e toalha de mão e já não está disponível, com um preço mais alto, de US $ 1.199. Giovana de Pieri, Gerente de Marketing e Produto da Trussardi, diz que a empresa desenvolveu o produto pensando em oferecer uma experiência exclusiva para clientes que procuram contar o período do advento ou dar a alguém. A estratégia por trás da escolha de produtos teve como objetivo reforçar a idéia da exclusividade inerente a uma marca de luxo. Para isso, os itens do calendário fazem parte de uma linha de Natal de 2024, com fragrância especial e identidade visual. O Popularização da Discúsa do Calendário do Advento de Boticário na popularização do Brasil no Brasil não foi apenas percebido por empreendedores ou marcas com um DNA europeu, mas também por grandes nomes de varejo. Um dos nomes mais populares do varejo brasileiro, a empresa de cosméticos O Boticário também estreou seu calendário do Advento em 2024 – recebendo muita atenção nas redes sociais, com vídeos de milhões de visualizações. A decisão de lançar esse produto foi tomada precisamente com a perspectiva de crescimento dessa tradição no país nos próximos anos, de acordo com Vanessa Machado, diretora da categoria de presentes e acessórios do grupo Boticário. “O lançamento do calendário do advento está alinhado com o crescente interesse em pesquisas pelo item nos mecanismos de busca e na tendência internacional, especialmente movidos pelas redes sociais”, diz Vanessa. Foram 18 meses de desenvolvimento até chegar ao produto final: um calendário com 24 itens, como perfumes, cremes e maquiagem, pelo preço de US $ 1.300. O produto, lançado no início de novembro, esgotou o comércio eletrônico em alguns dias e ainda está disponível em algumas lojas. “É uma oportunidade para fortalecer ainda mais a conexão emocional com nossos consumidores, consolidando a marca como uma referência em presentes criativos e significativos no Natal. Por outro lado, acreditamos no potencial comercial do calendário, que combina exclusividade, design sofisticado e uma curadoria especial de produtos icônicos”, diz Vanessa.
Fonte g1
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