O Itaú A Unibanco se prepara para maio, o lançamento de duas novas funcionalidades focadas na segurança de suas entidades legais (PJ). As ferramentas estarão disponíveis em um piloto no aplicativo Itaú Empresa (para Android e iOS) e fazem parte de um pacote de inovação robusto para evitar fraudes bancárias em um cenário cada vez mais desafiador.
Novos recursos – ajuste de limite e controle de acesso ao dispositivo – visam oferecer mais autonomia ao cliente e reforçar a segurança nas operações digitais. Ambos fazem parte do Hub de Segurança Integrado So So chamado, lançado em 2024 com um investimento de R $ 11 milhões.
Leia mais:
A Netflix parará de trabalhar em vários telefones celulares e TVs – veja os modelos afetados
Ajuste limite: autonomia para configurar valores

A função pode ser gerenciada diretamente pelo aplicativo
Com o ajuste dos limites, o cliente de PJ pode configurar, diretamente pelo aplicativo Itaú Empresa, o teto de valores para transferências para fornecedores. A ferramenta também nos permite consultar o histórico de mudanças, garantindo uma maior rastreabilidade e controle sobre o fluxo de caixa.
A solução atende a uma demanda comum entre empresas que buscam maior controle financeiro e mitigação de riscos internos, como acesso inadequado ou erros operacionais.
Aplicação prática no dia a dia
O recurso é especialmente útil para empresas com rotinas de pagamento recorrentes e altos volumes de transações, permitindo que os gerentes financeiros estipulem limites específicos para diferentes usuários ou momentos, reduzindo a exposição à fraude.
Controle de acesso ao dispositivo: Monitoramento completo
Histórico de logins do cliente
A segunda ferramenta, o controle do acesso ao dispositivo, fornece o histórico completo de logins fabricados na conta da empresa, permitindo o rastreamento de hits por local, dispositivo e tempo. Essa função é fundamental para empresas com equipes que usam vários pontos de acesso.
A funcionalidade também permitirá ao cliente reconhecer atividades suspeitas rapidamente e agir preventivamente, bloqueando acessos não autorizados e evitando danos.
O impacto da segurança nas PMEs
Redução de fraude e aumento da confiança
Desde a criação do centro de segurança integrado, o ITAU registrou resultados significativos. A implementação de ferramentas de segurança resultou em:
- Redução de 26% nos contatos relacionados ao cliente relacionados à segurança no call center;
- 21% queda no impacto dos golpes em pequenas e médias empresas (PMEs).
Hoje, cerca de 90% dos clientes ativos já usam alguma camada de segurança oferecida pelo banco, como iteken, reconhecimento facial, dispositivo autorizado e localização geográfica para verificar a autenticidade.
Recursos de segurança já disponíveis

Hub de segurança integrado tem sete recursos
Itaú Empresas já oferece a seus clientes um conjunto de ferramentas para proteger as operações:
- itens para autenticação;
- Dispositivo autorizado Para restringir os acessos;
- Reconhecimento facial validar a identidade;
- Geolocation detectar transações em áreas suspeitas;
- Registro de dispositivos confiáveis;
- Histórico de transações de canal;
- Controle de permissões do usuário em empresas com múltiplos acessos.
Com esses recursos, o banco avança em um modelo de segurança proativo, apostando em tecnologia como um aliado estratégico de confiança de negócios.
O que está chegando: próximos passos de Itaú
Localização e segurança de bloqueio por golpe
As iniciativas de segurança não param por aqui. Itaú planeja lançar, ainda em 2025, outros recursos:
- Segurança da localização: Bloquear transações em lugares não seguros;
- Bloco de link proteger os clientes das tentativas de engenharia social;
- Plataforma de bloco de acesso: focado em casos de golpe, perda ou roubo do dispositivo.
Com essas inovações, o banco deseja permitir que o cliente aja de forma rápida e independente diante de possíveis ameaças.
Segurança e Principado em Itaú
A estratégia procura ser o principal banco de empresas
Segundo Ricardo MansurDiretor de experiência compartilhada para Itaú PMEs, a segurança se tornou um pilar estratégico para transformar Itaú no banco principal do PJ. Ele ressalta que:
“Estamos em um ambiente complexo e altamente suscetível à fraude. A segurança é um vetor convencional porque traz confiança ao cliente”.
Os dados internos reforçam esta visão:
- 36% das empresas têm contas em mais de uma instituição;
- 87% dos clientes acessam a Internet ou os bancos móveis todos os meses;
- 50% de acesso diariamente;
- 39% usam o celular e o desktop;
- São, em média, 27 acessos mensais pelo cliente e Três transações por mês.
O alvo dos criminosos: o perfil de PJ

A fraude migrou do cliente físico para o negócio
O ambiente digital se tornou um campo fértil para fraude e golpes. Segundo Itaú, os criminosos estão cada vez mais buscando entidade legalpor ser considerado um alvo mais lucrativo.
Mansur explica:
“O ingresso médio de uma transação de PJ é dez vezes maior que o indivíduo. Isso faz fraude nesse público compõe muito mais para o criminoso”.
Portanto, o banco aposta em Camadas de segurança inteligentesquem usa Dados do usuário, tecnologia e comportamento para identificar atividades suspeitas e responder rapidamente.
Itaú investe no futuro da segurança digital
R $ 11 milhões aplicados em inovação
O investimento de R $ 11 milhões fabricados pela ITAU para fortalecer o centro de segurança não apenas tornou possível novas ferramentas, mas também reforçou a cultura interna do banco sobre a importância da segurança cibernética.
Em um cenário de Crescimento da fraude digital E aumento da sofisticação de golpes, Itaú se posiciona como protagonista em inovação para clientes de negócios.
As soluções que chegam em maio – limitam o ajuste e o controle de acesso ao dispositivo – são outra etapa dessa maneira e mostram que o banco está comprometido com a proteção de seus clientes de PJ.
Conclusão
Com o lançamento de novas ferramentas de segurança no aplicativo Itaú Empresa, o banco reforça seu compromisso de proteger os clientes da PJ contra a fraude, oferecendo soluções tecnológicas que combinam praticidade e prevenção. A iniciativa faz parte de uma estratégia maior para garantir a confiança, fortalecer o relacionamento com as empresas e posicionar Itaú como o principal banco de empresas brasileiras.