A Copa do Mundo poderia se expandir para 64 equipes em uma transformação radical, foi revelada.
Uma proposta oficial do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, para o torneio de 2030 foi apresentado na quinta -feira.
Um torneio de 64 equipes significaria mais de um quarto das 211 nações membros da FIFA se qualificaria.
A Copa do Mundo de 2022, no Catar, recebeu 32 equipes, enquanto o torneio de 2026 – hospedado entre EUA, Canadá e México – terá 48 equipes.
A expansão de 2026 já está enfrentando críticas por diluir a qualidade das nações envolvidas.
Um total de 12 equipes do terceiro lugar poderá fazer a rodada de nocaute, enquanto sob um formato de 32 equipes, os dois primeiros do grupo atingem a fase de nocaute.
O corpo governante do futebol, a FIFA, está ciente da proposta de 64 equipes.
O presidente Gianni Infantino, que participou do Congresso Conmebol, observou o “marco excepcional” do torneio do centenário.
A idéia foi desrespeitada pela primeira vez em março passado por um delegado da Associação de Futebol do Uruguai durante uma reunião on -line do órgão governamental do Conselho No Poder de futebol mundial.
No entanto, Dominguez agora colocou a idéia em movimento para o aniversário de 100 anos do torneio.
Melhores cassinos online – principais sites do Reino Unido
Falando no 80º Congresso Ordinário de Conmebol, ele disse: “Isso permitirá que todos os países tenham a oportunidade de viver a experiência mundial e, portanto, ninguém no planeta é deixado de fora do partido.
“Estamos convencidos de que a celebração do centenário será única porque 100 anos são comemorados apenas uma vez”.
A Copa do Mundo de 2030 já fará história Para ser a edição mais difundida do torneio, com seis nações anfitriões espalhadas por três continentes.
O Uruguai, os anfitriões da primeira Copa do Mundo de 1930, sediará um jogo, enquanto Paragauy, Argentina, Espanha, Portugal e Marrocos, co-apresentador.
A expansão provavelmente beneficiaria muito o Conmebol, com todos os 10 países membros capazes de tornar o torneio adequado – e, portanto, permitindo que a Venezuela, que nunca se qualificou, para jogar.
Dominguez acrescentou: “É por isso que estamos propondo, pela primeira vez, para realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente”.
Uma declaração da FIFA sobre a idéia disse na sexta -feira que tinha o “dever de analisar qualquer proposta de um de seus membros do conselho”.
O 75º Congresso da FIFA será realizado em 15 de maio no Paraguai, quando a proposta puder ser discutida.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, já se posicionou contra a idéia, chamando -a de “má idéia” no início deste mês.
Ele disse em um notícias Conferência: “Essa proposta talvez tenha sido ainda mais surpreendente para mim do que você. Acho que é uma má ideia”.
Com 48 equipes, o torneio de 2026 terá 104 partidas.
Mas um formato aumentado de 64 nação veria 128 partidas disputadas-um aumento dramático dos 64 jogos observados nas Copas do Mundo entre 1998 e 2022.
No início deste mês, foi anunciado que o Reino Unido está programado para sediar a Copa do Mundo de 2035 feminino depois que a oferta das Nações Domésticas foi confirmada como o “único licitante”.