Novak Djokovic foi vaiado pelos fãs depois de se aposentar de sua semifinal australiana Open contra Alexander Zverev após um árduo conjunto de abertura.
O sérvio, 37 anos, superou Carlos Alcaraz de um conjunto nos quartos, mas não viu a maneira de perder um abridor de 90 minutos por 7-6 para Zverev.
Djokovic tem administrado uma lesão durante sua corrida no Melbourne Park.
Ele levou um tempo médico durante a partida de quatro sets do Alcaraz e depois revelou que, se ele tivesse perdido o segundo set para o espanhol, ele pode não ter continuado.
A semifinal de hoje foi com o saque, antes de 6 pés de 6 polegadas Zverev conseguir espremer o tie-break 7-5.
Djokovic posteriormente foi para apertar as mãos do seu oponente, para a surpresa da multidão de Rod Laver Arena.
Houve um punhado de vaias quando o principal campeão do major deixou a quadra, para a qual ele levantou um polegar sarcástico para cima.
Durante sua entrevista em quadra, Zverev disse: “A primeira coisa que quero dizer é: por favor, não vaias um jogador quando ele se safar com lesão. Sei que todo mundo pagou por ingressos e todo mundo quer ver uma ótima partida de cinco set.
“Ele deu o esporte (tanto) nos últimos 20 anos; absolutamente tudo, sua vida. Ele venceu o torneio com uma lágrima abdominal, ele o venceu com uma lágrima no tendão e se não puder continuar … realmente mostre algum amor por Novak também.”
Zverev enfrentará o número 1 do mundo Jannik Sinner na final de domingo, depois que o italiano venceu a estrela em ascensão americana Ben Shelton em sets seguidos.
Sun Bingo recebe £ 50 bônus e 50 giros grátis hoje
Gerenciando sua lesão, Djokovic supostamente não praticou na quinta -feira, em vez de escolher descansar seu corpo.
Após a partida, Djokovic revelou que está sofrendo de uma lágrima muscular.
Ele disse: “Fiz tudo o que poderia fazer para administrar a ruptura muscular que eu tinha.
“No final do primeiro set, comecei a me sentir cada vez mais dor. Era demais para lidar para mim”.
Ele acrescentou: “Eu sabia que, mesmo que ganhasse o primeiro set, que será uma enorme batalha difícil para eu ficar fisicamente em forma o suficiente para ficar com ele nos comícios por dois, três, quatro horas.
“Acho que não tive isso hoje no tanque.”
Enquanto isso, Zverev admitiu durante sua entrevista em quadra que ficou surpreso quando Djokovic se aposentou do concurso.
Ele disse: “Eu pensei que era um primeiro conjunto de nível bastante alto. É claro que quanto mais você continua, pior pode ficar e talvez ele não estivesse se movendo tão bem no tie-break.
“É claro que estou feliz por estar na final do Aberto da Austrália, mas, por outro lado, não há cara na turnê que eu respeito mais do que Novak.
“Sempre que lutava, eu poderia ligar para ele, pedir conselhos a ele. Eu queria que fosse uma partida difícil de cinco sets também.”
Djokovic foi treinado em Melbourne pelo ex -rival Andy Murray.
Não está claro se o par continuará sua parceria no resto da temporada.
‘Nós dois estamos decepcionados’
Questionado sobre o futuro deles, Djokovic disse: “Estamos decepcionados com o que aconteceu, então não conversamos sobre as etapas futuras.
“Definitivamente vou conversar com Andy e agradeço por estar aqui comigo. Você sabe, dê a ele meu feedback, o que é, é claro, positivo, e veja como ele se sente.
“Ainda estamos de cabeça quente e decepcionada, por isso é meio difícil mudar a página e começar a falar sobre quais são os próximos passos.
“Acho que nós dois precisamos nos refrescar um pouco e depois conversaremos”.
O último Aberto da Austrália de Novak?
Djokovic também se recusou a descartar este sendo seu último Aberto da Austrália.
Ele disse: “Eu não sei. Há uma chance, quem sabe? Vou ter que ver como vai a temporada.
“Quero continuar, mas se vou ter uma programação revisada ou não para o próximo ano, não tenho certeza.
“Normalmente, gosto de vir para a Austrália e jogar e tive o maior sucesso em minha carreira aqui, por isso, se estou em forma, saudável, motivada, não vejo uma razão para não vir, mas sempre há uma chance”.