Barraco no avião: veja as possíveis consequências para passageiros que brigam em voos



O agressor pode ser forçado a conseguir o voo e ser banido da companhia aérea por um ano, de acordo com a lei brasileira. A luta de passageiros faz com que a turbulência e o voo de GOL atrasassem uma hora em Salvador. A confusão começou depois que uma das vítimas viu que sua poltrona na janela estava sendo ocupada por uma mulher com uma criança deficiente em volta. Ela pediu ao par para desocupar o assento, mas foi espancada pela família da criança. Veja no vídeo acima. Este foi outro caso recente de conflitos que ocorreram durante os vôos no país. Em dezembro de 2024, o vídeo de uma mulher sendo filmada em um avião de GOL por não dar seu lugar a uma criança que estava chorando viralizada nas redes sociais. Outro caso aconteceu em julho de 2022, quando um voo da empresa Delta Air Lines, que passou de São Paulo para Nova York, teve que fazer um pouso não planejado depois que um passageiro agrediu um comissário e outra pessoa a bordo. Mas quais são as possíveis consequências dos barracos nos vôos? O agressor pode ser forçado a pousar e até ser banido da companhia aérea por um ano. Entenda abaixo. O que a legislação brasileira disse desde 2022, a Lei 14.368 está em vigor, conhecida como Lei de Vôo Simples, que altera o Código Aeronáutico Brasileiro e busca regular as punições para passageiros indisciplinados. Veja Penalidades de penalidade: O passageiro pode ser proibido de comprar ingressos na companhia aérea por 12 meses se ele tiver cometido um ato considerado muito sério; Quando a ocorrência acontece antes do embarque, o passageiro pode ser impedido de entrar no avião; O piloto pode decidir pousar o passageiro – mesmo que isso signifique pousar o avião em um aeroporto mais próximo – e desencadear a polícia federal; A companhia aérea e outros passageiros também podem solicitar uma compensação em caso de perdas geradas pelo atraso de voo, desvio de rotas e pouso não compensado, por exemplo; Na esfera criminosa, os passageiros que causaram o tumulto podem ser enquadrados no artigo 261, um ataque à segurança marítima, rio ou transporte aéreo, mas isso só acontece em casos de terrorismo, como pegar o avião, explica Nicole Villa, advogado de aviação de Di Ciero Advogados. As decisões dos procedimentos durante o voo são tomadas pelo piloto, consideradas responsáveis ​​pela segurança do voo e pela autoridade máxima pelo Código Aeronáutico brasileiro. A Associação Brasileira de Aéreas Aéreas (ABEAR) categoriza a gravidade do comportamento indisciplinado dos passageiros da seguinte forma: Categoria 1: O comportamento afeta a segurança, a higiene ou a boa ordem nos processos de check-in e embarque ou gera inconvenientes menores a bordo do avião, mas pode ser controlado por um funcionário. Não há intervenção policial; Categoria 2: Afeta a segurança, a higiene ou a boa ordem nos processos de check-in e embarque. Segundo Abear, a atitude é considerada “desafiadora”. Requer apoio do aeroporto ou supervisor de segurança para conter o passageiro. No avião, ele não aceita as instruções. Categoria 3: afeta consideravelmente a segurança, a higiene ou a ordem de outros passageiros. O comportamento é agressivo, incluindo agressão física ou ameaças. Veja também: Veja o ranking de passaporte mais poderoso do mundo até 2025 ‘Eu tive que viajar de avião ao lado do corpo de uma mulher que morreu no vôo’, relata o casal australiano vê o ranking de passaporte mais poderoso do mundo



Fonte g1

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