O lendário boxeador George Foreman morreu aos 76 anos, disse sua família.
O ícone esportivo, duas vezes campeão mundial de peso pesado, morreu pacificamente cercado por sua família na sexta-feira.
A luta de Foreman com Muhammad Ali no The Rumble in the Jungle é uma das lutas mais icônicas da história do esporte.
Mais tarde, ele se tornou o rosto e o nome do George Foreman Grill, um negócio que lhe rendeu centenas de milhões de dólares após sua aposentadoria do esporte.
Uma declaração da família de George em seu Instagram disse: “Nossos corações estão partidos. Com profunda tristeza, anunciamos a morte de nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente em 21 de março de 2025, cercado por entes queridos.
“Um pregador devoto, um marido dedicado, um pai amoroso e um orgulhoso grande e bisavô, ele viveu uma vida marcada por fé inabalável, humildade e propósito.
“Um campeão humanitário, olímpico e dois dos pesos pesados do mundo, ele era profundamente respeitado – uma força para o bem, um homem de disciplina, convicção e um protetor de seu legado, lutando incansavelmente para preservar seu bom nome – para sua família.
“Somos gratos pela manifestação de amor e orações e pedimos privacidade, pois honramos a vida extraordinária de um homem que fomos abençoados por chamar de nossa”.
Mike Tyson liderou tributos após as notícias de sua morte, compartilhando duas fotos de si mesmo ao lado do Foreman.
Tyson escreveu: “Condolências à família de George Foreman. Sua contribuição ao boxe e além nunca será esquecida”.
A lenda do basquete Scottie Pippen disse: “Descanse em paz, George Foreman. Seu legado vive, campeão”.
Foreman está no Hall da Fama do Boxing e um dos perfuradores mais perigosos que já andam na Terra.
Big George desfrutou de uma carreira decorada que o viu se tornar campeão dos pesos pesados do mundo duas vezes em uma carreira que durou 30 anos.
Ele também continua sendo o mais antigo campeão de todos os tempos de todos os tempos.
Foreman nocauteou Michael Moorer em novembro de 1994 para vencer os cintos de WBA e IBF com 45 e 299 dias.
Chegou 20 anos depois que ele foi campeão dos pesos pesados pela última vez em 1974.
Foreman foi um dos maiores perfuradores que já amarrou luvas e sofreu apenas cinco derrotas em sua carreira de 81 lutas.
Uma dessas poucas derrotas foi para Muhammad Ali, considerado por muitos os maiores de todos os tempos, no The Rumble na selva.
Eu sou o último repórter britânico vivo que estava em Rumble na selva … foi o mais bizarro 10 dias da minha vida
O dia 30 de outubro de 2024 marca o 50º aniversário do The Rumble na selva, quando Muhammad Ali confirmou sua imortalidade ao derrotar George Foreman para recuperar o campeonato mundial dos pesos pesados, escreve Colin Hart.
Aquela luta fabulosa e alucinante que ocorreu antes que um amanhecer africano se rompeu sobre Kinshasa foi descrito como o maior evento esportivo do século XX.
Infelizmente, sou o único jornalista britânico que estava no ringue naquela noite que ainda está vivo para contar a história – dos dez dias mais bizarros da minha vida profissional.
O primeiro sino em Zaire soou às 4 da manhã e os dois homens receberam US $ 5 milhões – com o presidente Mobutu Sese Seko colocando o dinheiro.
Mobutu foi provavelmente o ditador mais aterrorizante e assassino que já governou uma nação no continente africano – e com Idi Amin de Uganda como rival, isso está dizendo alguma coisa.
Os Zairians estavam com medo até a morte dele, por uma boa razão – como os 20th Das paredes do estádio de maio, marcadas com orifícios de esquadrões de disparo executando dissidentes.
Ele até ameaçou atirar em operadores de telex que foram pegos dormindo quando os jornalistas queriam enviar suas histórias aos editores de volta para casa.
E isso foi antes do início da luta, com seus tambores tribais latejantes, 60.000 fãs frenéticos … e a estréia do icônico corda de Ali.
Leia a lenda do boxe da Fleet Street Colin Hart Look Back para o Rumble na selva…
Foreman, 25 anos na época, chegou como um favorito claro, com um recorde de 100 %, com 40 vitórias e 37 KOs.
Os dois se conheceram na frente de uma multidão de 60.000 pessoas em Zaire, agora República Democrática do Congo, antes de Ali usar um novo Tática de “corda-a-dope”, para Ganhe um incrível nocaute da oitava rodada.
Estima -se que um bilhão de espectadores assistindo de casa.
Após a luta, Ali – que morreu em 2016 com 74 anos – e Foreman deixou suas diferenças de lado e se tornou o mais firme dos amigos.
A luta final de Foreman ocorreu em novembro de 1997 – com 48 anos e 316 dias – contra a estrela em ascensão Shannon Briggs.
Mas ele perdeu uma decisão do meio controversa, com muitos espectadores acreditando que ele havia vencido a luta.
Foreman se aposentaria logo depois – e mais tarde se tornou o rosto e o nome da Grill George Foreman, que lhe renderam centenas de milhões de dólares.
A imensamente popular Grill eletrônica vendeu bem mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.