Governo Trump reduz taxas portuárias sobre navios construídos na China após pressão da indústria




A medida procura proteger os exportadores e proprietários de embarcações que operam nos Grandes Lagos, no Caribe e nos territórios dos EUA, enquanto pretende revigorar a construção naval americana e conter domínio marítimo chinês. Os contêineres estão empilhados no convés do navio de carga Minato no porto de Port Liberty, Nova York, em Staten Island, NY. Reuters O governo de Donald Trump anunciou na quinta -feira (17) a redução das taxas portuárias nos Estados Unidos que seriam aplicados a navios construídos na China após uma forte reação da indústria marinha. A medida procura proteger os exportadores e proprietários de embarcações que operam nos Grandes Lagos, no Caribe e nos territórios dos EUA, enquanto pretende revigorar a construção naval americana e conter domínio marítimo chinês. A notificação publicada no Federal Register (Gazette Oficial dos EUA) pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) suavizou a proposta original de fevereiro, que previa taxas de até US $ 1,5 milhão por escala de navio – que gerou grande preocupação no setor global de transporte marítimo. Leia também Trump diz que a China entrou em contato com ‘várias vezes’ para falar sobre as taxas de Trump chama Powell ‘tardio e errado’, e espera o final de seu mandato que a Casa Branca libere um documento de tarifa de 245% para os executivos chineses no segmento temia que praticamente todos os operadores fossem atingidos por taxas cumulativas. Segundo eles, custos adicionais tornariam os produtos americanos menos competitivos no exterior e transferiam bilhões de dólares em custos para os consumidores nos EUA. O plano revisado estabelece que a taxa será cobrada apenas uma vez por viagem em navios afetados, com um limite máximo de seis cobranças por ano. A USTR também decidiu não seguir em frente com a proposta de cobrar taxas com base na porcentagem de navios chineses na frota de uma empresa, nem com base em futuros navios construídos na China. Além disso, os locais que chegam vazios nos portos americanos para transportar exportações a granel, como carvão ou grãos, também estarão isentos da tarifa. A implementação das taxas começará em seis meses. Os Ganelers pagarão uma taxa com base no peso da carga, enquanto os navios de contêiner pagarão de acordo com o número de contêineres transportados. Ainda não está claro se esses valores serão mais baixos do que os fornecidos inicialmente pelo USTR. A China suspende as exportações de terras raras para a investigação dos Estados Unidos sobre o transporte marítimo chinês, a decisão foi tomada exatamente um ano após o início da investigação da USTR sobre as práticas do mar da China. Em janeiro, a agência concluiu que o país usa políticas e práticas injustas para dominar o transporte marítimo global. A revisão ocorreu após uma onda de oposição pública e privada, envolvendo operadores de portos e embarcações nos EUA, bem como exportadores e importadores de produtos que variam de carvão e milho a bananas e concreto. Os executivos do setor alertaram que, se adotado inalterado, o plano poderá minar os contribuintes, trabalhadores e até os estaleiros e os próprios armadores americanos que o governo pretende apoiar. Entrando em contato com navios como MSC e Maersk, que escalam em várias portas americanas em cada viagem, alertaram que as taxas poderiam se acumular rapidamente. O USTR manterá uma audiência em 19 de maio para discutir as tarifas propostas em guindastes de porto entrem em terra, chassi que transportam recipientes e peças de chassi. A China domina a fabricação desses equipamentos, e o USTR pretende aplicar uma taxa de 100% neles.



Fonte g1

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