Produção de veículos tem alta de 8% no 1º trimestre, com destaque para exportações para Argentina




De acordo com a ANFAVEA, o envio de veículos teve um aumento de 40,6% no período, com o país vizinho retornando às compras. A tarifa de Trump preocupa o setor, com o possível aumento nas importações. Produção e exportação de sessões de carro em um quarto, de acordo com a Anfavea. Divulgação/Volkswagen No primeiro trimestre de 2025, houve um aumento de 8,3% na produção de veículos no Brasil, de 538 mil para 582,9 mil unidades fabricadas. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Motorizados (ANFAVEA), na terça -feira (8). Mesmo com o aumento da produção próxima a 10%, março registrou a maior queda no número de carros fabricados desde a pandemia. O tropeço foi de 12,6% no mês, quando 190.000 veículos de plantas foram lançados no Brasil, contra 217.400 em fevereiro. De acordo com a ANFAVEA, a queda na produção de carros ocorreu principalmente devido ao ajuste do estoque, cerca de 8.000 veículos. Outro fator preponderante foi uma desaceleração nas exportações de março. No mês passado, as exportações de veículos caíram 19%, com 38,9 mil unidades vendidas em março, em comparação com 48.000 em fevereiro. A entidade também anunciou que as exportações de novos carros atingiram 115,6 mil unidades no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 40,6% no mesmo período de 2024, quando 82,2 mil veículos foram exportados. A recuperação da Argentina foi o principal fator que contribuiu para o aumento significativo das exportações de carros fabricados no Brasil. Houve um crescimento dos mercados da Colômbia e do Chile. “A Argentina registrou um crescimento de 120% e isso acaba impactando as exportações brasileiras, mesmo com uma queda de 19% em março. Ao lado dela, Colômbia e Chile, também ajudaram nas exportações”, diz Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. Segundo Lima Leite, o mercado argentino tem a capacidade de receber cerca de 500 mil unidades, e o Brasil é o país principal em participação nas placas do país vizinho. Veja quais países compraram os carros mais fabricados no Brasil: Leia mais Lista: Registro de vendas de motocicletas O melhor trimestre dos últimos 60 anos; Veja o melhor que o assembler de luxo suspende os carros enviando para os EUA em resposta à lista de “tarifas” de Trump: Fiat Strada vende mais que o dobro da VW Saveiro; Veja as 10 melhores picapes de vela de vela em 2025, os 5 melhores carros usados ​​em fevereiro das importações da China e da Argentina aumentaram 25,1% no primeiro trimestre deste ano, totalizando 112.800 unidades, principalmente a China e a Argentina, em comparação com a mais de 90.200 unidades importadas nos primeiros três meses de 204. China: 28%; México: 7%; Alemanha: 5%; Uruguai: 4%; Tailândia: 2%. A tarifa de Trump preocupa que o setor Anfavea expressou preocupação em reduzir o volume de exportação do México para os Estados Unidos devido às tarifas impostas por Donald Trump. “Quando a queda acontecer, o México enviará as unidades para outros países com os quais possui algum acordo comercial, como o Brasil. Muitos investimentos que seriam feitos no Brasil ou na Argentina, não serão mais feitos para usar a capacidade ociosa das fábricas mexicanas, por causa dessa tarifa extra”, disse o executivo. A entidade afirma que o Brasil pode ser mal afetado diretamente, considerando a produção local de carros, pois o país exporta principalmente máquinas de construção para os Estados Unidos. Estes são os maiores exportadores de carros para os Estados Unidos, de acordo com a ANFAVEA: México: 3,2 milhões de unidades para os Estados Unidos; Coréia do Sul: 1,6 milhão de unidades para os Estados Unidos; Japão: 1,4 milhão de unidades para os Estados Unidos; Canadá: 900 mil unidades para os Estados Unidos; Alemanha: 400 mil unidades para os Estados Unidos. A entidade também aponta que as taxas de Donald Trump podem reduzir a demanda global por veículos, aumentar a capacidade ociosa em vários países e reduzir os investimentos de algumas marcas. Apesar do cenário incomum, Lima Leite apontou que as vantagens competitivas podem surgir para o Brasil, explorando novas rotas de produção que devem ser criadas devido às tarifas nós. As importações da China ameaçam empregos, diz que Anfavea, o presidente da Anfavea, também considerou que as importações de carros chineses podem afetar negativamente o bom momento para a criação de empregos. Isso pode ocorrer devido à provável revisão dos cerca de US $ 180 bilhões investidos no país por várias empresas do setor automotivo. A entidade relatou que, em um ano, 8,1 mil empregos diretos foram criados. Em março de 2024, havia 101.400 pessoas empregadas e, no mês passado, esse número subiu para 109.500. Outra ameaça é a redução de impostos solicitada pelas empresas chinesas para o esquema de produção de montagem de carros no país, sem a fabricação completa de veículos. Conhecida como esquemas de CKD e SKD, a Anfavea ressalta que esses métodos são altamente prejudiciais aos fabricantes, empregos e investimentos em toda a cadeia automotiva. “Essas impasses podem comprometer parte dos investimentos anunciados, especialmente em um momento de grande tensão global, com as tarifas impostas pelo governo dos EUA impactando negativamente toda a geopolítica econômica global, incluindo o setor automotivo nacional e sua longa cadeia de suprimentos”, diz Márcio de Lima Leite.



Fonte g1

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