Em meio ao ambiente de tensão entre o Planalto Palace e a Câmara dos Deputados, e diante dos membros dos parlamentares da base do governo ao pedido urgente do projeto de anistia, o Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva investirá no corpo um corpo com os deputados federais. Lula participará do jantar que será oferecido a ele pelo presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na residência oficial, logo após as férias da Páscoa e Tiradente.
O líder do PT na casa, Lindbergh Farias (RJ), ele disse ao Valor Que a fraternização de Lula com os deputados ajudará a desconsiderar o relacionamento do governo com a Câmara, em meio à crise lançada pela pressão da oposição para levar a proposta ao plenário de trazer ao plenário anistia Os envolvidos nos golpistas de 8 de janeiro. No total, 146 deputados da Base Aliada assinaram o pedido do líder do PL, Cavalcante (RJ).
De acordo com Lindbergh, o jantar oferecido por Motta Lula deve ocorrer na terça -feira (22) ou quarta -feira (23). A expectativa é que Lula, pessoalmente, influencie os líderes a não endossarem o projeto do partido do ex -presidente PL PL JAIR BOLSONARO.
O pedido urgente deve ser discutido na reunião dos líderes convocados na quinta -feira (24).
Motta repetirá o gesto do presidente do Senado, David Alcolumbre (Union-AP), que em 2 de abril ofereceu a Lula um jantar na residência oficial, à qual 14 senadores compareceram. O lema de ambos os eventos é o retorno ao convite para integrar a comitiva presidencial na viagem ao Japão e ao Vietnã.
Ao mesmo tempo, esses jantares selaram o retorno de Lula à coexistência mais próxima dos líderes da Câmara e do Senado. Um hábito que ele cultivou nos dois primeiros termos, mas abandonou a administração atual e, por esse motivo, foi o alvo de críticas frequentes aos aliados.
Em uma entrevista com Valoro líder do governo do Senado, Jaques Wagner (Pt-BA), confirmou que Lula exercerá mais contato com a classe política. “Ele sabe que seu forte peso é o exercício do diálogo, então acho que fará isso mais”, disse ele. “Lula está muito energizada, que está apostando em outra coisa”, disse ele.
Líderes da Câmara Centrão ouvidos pelo Valor Eles consideram a decisão de Lula de entrar em campo em articulação direta com os parlamentares, a fim de diminuir a relação entre executivo e legislativo.
A percepção de alguns desses líderes é que o presidente “finalmente entendeu” que o formato usou até agora em seu terceiro mandato, quando terceirizou o diálogo com deputados e senadores para seus assistentes, não trabalhou nos dois primeiros anos da administração atual e, portanto, ele decidiu estar mais presente. “O chip caiu”, resumiu um importante senador do centro político.
Segundo os líderes da Câmara, estar mais presente entre os parlamentares já era uma antiga demanda, que foi enviada pelo ex -prefeito Arthur Lira (PP-AL) Lula. Naqueles tempos, Lira travou conflitos públicos com o então ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha (PT) – Agora, detentor da saúde. Lula também escalou o ministro da Casa Civil, Rui Costa (Pt) para despachar com a lira.
Apesar das notícias de Lula retornarem às rodas políticas, esses mesmos líderes apontam que esse “novo flerte” não deve ser suficiente para impor uma retirada em massa do apoio que alguns deputados da base deram ao The the Urgência do projeto de anistia.
Há, no entanto, a leitura é que esse movimento tem força para envergonhar líderes e vice-líderes. O resultado prático seria evitar, pelo menos por enquanto, o eventual endosso da Faculdade de Líderes, para que a aplicação urgente do projeto de anistia seja levada ao plenário e aprovada.
Sobre a distância de Lula da classe política, Jaques Wagner Ele considerou que alguns contratempos nos dois primeiros anos da administração atual tiraram muito Lula de cena. Ele citou a cirurgia do quadril em 2023, e o acidente no banheiro, quando bateu na cabeça e teve que passar por uma cirurgia no final do ano passado, passando por várias semanas de recuperação. Agora Lula retomará o exercício da política, prometia Wagner. “Ele vai gestar mais isso, ele é uma pessoa cativante”, disse ele.